20 de agosto de 2017
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.
  • ROTEIRO
  • Sala de Pintura e Escultura

Sala de Pintura e Escultura

A sala de pintura e escultura do Museu impõe-se ao visitante pela sua amplitude e pela beleza estática da escultura e da pintura que por ela se encontram disseminadas. Há, como diz José Saramago, «grande risco de cair o visitante em teimosia e não arredar pé»!
Procurou-se nesta sala estabelecer um harmonioso confronto entre peças que tratam a mesma temática, mas se expressam em materiais diferentes. Damos alguns exemplos: nesta sala, o visitante encontra uma bela escultura quatrocentista de Nossa Senhora do Leite, fazendo contraponto com uma pintura quinhentista que representa a Virgem do Leite entre S. Bento e S. Jerónimo; mais à frente, vai poder observar uma encantadora escultura de Santa Margarida, ali bem juntinho à escultura de um jovem e encantador S. Miguel, ambos intencionalmente colocados ao lado de pinturas que também os representam.
O núcleo de pintura sobre tábua, datado dos séculos XVI e XVII, é proveniente ou da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira ou de mosteiros e igrejas do aro vimaranense. Trata-se de pintura sacra que integrava retábulos de talha ou revestia as paredes de templos ou de sacristias. De entre as pinturas destaque-se: Tríptico da Lamentação; Virgem do Leite entre S. Bento e S. Jerónimo; Virgem com o Menino; Pentecostes; S. Martinho, S. Vicente e S. Sebastião.

Lista de Conteúdos