Na primeira semana de pausa letiva da Páscoa, o Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança, em colaboração com Florbela Castro da Mercado Azul, prepararam um programa de atividades que vai tornar estas férias inesquecíveis.
O destaque vai para as oficinas de ilustração, paleografia, reciclagem, expressão dramática, expressão plástica e escrita criativa… mas não faltarão outras atividades!
Confiram o programa detalhado abaixo, de 7 a 11 de Abril. A inscrição prévia é obrigatória e deverá ser efetuada até 3 de abril.
Venham experimentar!


DIA 7
Oficina de Paleografia: Vamos Aprender a” Ler”
Paço dos Duques
10h00 às 12h00
Através de jogos didáticos, esta oficina pretende despertar nas crianças a arte de decifrar a escrita antiga, analisando manuscritos do século XVIII.

“Um Chá com Dona Catarina de Bragança”
Paço dos Duques
14h30 às 16h30
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer Dona Catarina de Bragança e o ritual do chá, que esta levou para Inglaterra, tornando-o um dos mais típicos hábitos ingleses.


DIA 8
Oficina “Os 5 sentidos de Guimarães”
Museu de Alberto Sampaio
14h30 às 16h30
Esta oficina terá como ponto de partida duas ilustrações de André Letria sobre Guimarães. De seguida, vamos passear e tentar descobrir elementos de Guimarães, que servirão de inspiração para a criação de uma ilustração pessoal de Guimarães com todos os sentidos!


DIA 9
Oficina “O meu castelo”
Paço dos Duques
14h30 às 16h30  
Esta oficina de reciclagem, escultura e expressão dramática começa com uma visita ao Castelo mas não fica por aqui, pois queremos que construas um castelo original! Terá torre de menagem? Como será a porta? Quem vive lá?...


DIA 10
Oficina “Um país inventado”
Museu de Alberto Sampaio/Paço dos Duques de Bragança
14h30 às 16h30
Nesta oficina de escrita criativa e expressão plástica, vamos falar-te de Afonso Henriques, o 1º rei de Portugal. Depois, vamos desafiar-te: vais criar um país com a forma de Portugal mas que em tudo o resto é diferente!


DIA 11
“À descoberta da Praça da Oliveira”
Museu de Alberto Sampaio
10h00 às 12h00
Nesta atividade, vamos assistir a um teatrinho de sombras que nos vai contar a história da árvore mais famosa de Guimarães. Vamos descobrir os “segredos” da bonita Praça da Oliveira e vamos pôr mãos à obra para construirmos uma marioneta de sombras.

“D. João I e Guimarães”
Museu de Alberto Sampaio
14h30 às 16h30
Num teatro de marionetas, vamos mostrar-te como D. João I tomou a Vila de Guimarães e, na Sala de Aljubarrota, vamos apresentar dois magníficos tesouros que vão inspirar-te para pintares um azulejo.


Custo por participante
: 2,50€ cada manhã ou tarde
Mínimo de 15 inscrições
Máximo de 25 inscrições
Duração: 2h

Museu de Alberto Sampaio: 253 423 913 ou masampaio.se@culturanorte.pt
Paço dos Duques de Bragança: 253 412 273 ou pduques.se@culturanorte.pt