Neste Carnaval podes ser quem tu quiseres... Até o teu rei preferido! Basta vires ao museu e construires a tua própria máscara.
Este Carnaval preparamos muitas actividades divertidas... Há teatros, ateliês de máscaras e marionetas, passeios com personagens de outros tempos e até a possibilidade de ver de perto aves de rapina - uma experiência a não perder!

Dia 4

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO
10h-12h
Lenda da Oliveira
Através de um teatro de sombras, conta-se a história da árvore mais famosa de Guimarães e, de seguida, o grupo é convidado a descobrir alguns dos pormenores da Praça da Oliveira usando um guião. No final, os participantes poderão, ainda, construir uma marioneta de sombra representando um dos elementos do teatro a que assistiram.

PAÇO DOS DUQUES
15h-17h
Encontro com a Duquesa de Bragança
Na companhia de Dona Constança, o grupo percorre as salas do palácio dando-se a conhecer o dia-a-dia palaciano no século XV. De seguida, o grupo é convidado a participar num ateliê onde construirá uma máscara do Afonso e da Constança.


Dia 5

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO
10h-12h
Afonso Henriques, o primeiro rei
O grupo é convidado a conhecer a vida e os feitos do primeiro monarca através de um teatro de marionetas e, de seguida, poderá construir uma máscara representando D. Afonso Henriques ou a sua esposa, D. Mafalda.

PAÇO DOS DUQUES 
15h-17h
Cetraria - a última fronteira

Numa exposição didática, o grupo fica a conhecer algumas aves de rapina e o modo como se caça com elas, bem como o seu habitat, aquilo de que se alimentam, a qualidade da sua visão e a precisão das suas garras. De seguida, os participantes poderão ter contacto próximo com aves de presa e voo livre.

Actividades sujeitas a marcação prévia.
Número mínimo de participantes: 10
Preço
Manhã ou tarde: 3 Euros
Manhã e tarde: 5 Euros

Contactos:
Museu de Alberto Sampaio
253 423913 ou masampaio.se@culturanorte.pt
Paço dos Duques de Bragança
253 412273 ou pduques.se@culturanorte.pt