Painel retangular dividido em três partes que representa episódios do nascimento de Jesus Cristo. Na parte central, que é a maior, encontra-se Nossa Senhora deitada numa cama sob as roupagens e sobre estas o Menino Jesus sentado. Sentado aos pés da cama, apoiado num bordão, encontra-se S. José de olhos fechados. Por cima da cama, existe uma manjedoura suspensa rodeada por dois anjos que agitam turibulos, um boi e um burro. Sobre este quadro, existem quatro arcos rendilhados decorados com motivos florais e, sobre estes, quatro janelões minuciosamente esculpidos. No cimo,  de cada um dos lados da manjedoura dois anjos ostentam as Armas de Portugal do reinado de D. João I.
Na parte lateral esquerda superior, sob arcos trilobados, representa-se a Anunciação: o anjo Gabriel, de longas asas, transmite a Maria a sua eleição como mãe de Jesus. Maria é representada de pé, com um livro na sua mão esquerda e uma jarra de açucenas altas aos seus pés. Na parte inferior, também sob arcos trilobados, encontra-se Maria com o Menino, seguida da profetiza Ana, que segura numa mão um círio e na outra uma cesta com cinco pombos.
O painel lateral direito apresenta uma estrutura idêntica à do esquerdo. Na parte superior, enquadrado numa paisagem bucólica que inclui a representação do solo com um rebanho e uma árvore, um anjo suspenso do lado direito anuncia a dois pastores o nascimento de Jesus. O pastor do lado esquerdo toca uma gaita de foles, enquanto o outro, segurando um cajado, dirige a sua atenção para a mensagem do anjo.  Na parte inferior, os três Reis Magos levam os presentes ao Menino. Estes três reis ilustram as várias fases da vida do Homem. O que se encontra de joelhos representa a velhice e distingue-se pela sua barba comprida entrançada e pela calvície. Na mão esquerda segura a coroa e na direita esticada o seu presente. O que representa a idade adulta encontra-se de pé e parece apontar o caminho com a sua mão direita. Possui uma barba muito mais curta e dirige o seu olhar para o mais novo que o segue e que personifica a juventude. Estes dois últimos Reis Magos ostentam as coroas na cabeça e na mão esquerda levam os respetivos presentes.